domingo, 9 de novembro de 2014

A Desigualdade Social na música "Cachimbo da Paz"

Plano de aula elaborado pelos alunos Angela Vitor, Gabriela Nascimento, Henrique Rodrigues, Marcelo Alves, Marcelo Fujisaki, Ryo Segawa, Teresinha Cruz e Thaís Ferreira, do curso de "Letras - Licenciatura Português/Inglês", da Universidade UNIP/Vergueiro, para a disciplina Letras Interdisciplinar, ministrada pela Prof.ª Déborah Gomes de Paula, sob coordenação da Prof.ª Dr.ª Joana Ormundo.




UNIP - Universidade Paulista
CURSO: Letras - Licenciatura Português/Inglês
Campus Vergueiro – Período Noite / LL4P02
Disciplina: LETRAS INTERDISCIPLINAR

 

         1) PLANO DE AULA:

         2) Dados de Identificação:
   INSTITUIÇÃO: E. E. Dr. Ângelo Mendes de Almeida.

   PROFESSOR (es): Angela Vitor / Gabriela Nascimento / Henrique Rodrigues / Marcelo Alves / Marcelo Fujisaki / Ryo Segawa / Teresinha Cruz / Thais Ferreira.

    DISCIPLINA: Português.

     CURSO: 8º ano.

     PERÍODO: de 3 a 4h/aulas.

         3) Tema: “A desigualdade social com a utilização da música: Cachimbo da Paz” - autor: Gabriel Pensador.

         4) O aluno deverá:

Ø  Identificar os gêneros textuais, que podemos encontrar na letra da música e na imagem, as figuras de linguagem utilizadas pelo autor e contexto histórico e social na questão da ética e cidadania.

Ø  Reconhecer as críticas sociais apresentadas pelo autor, à ligação entre imagem e musica e possíveis identificações com seu cotidiano.

Ø  Formular cartazes com os alunos, contemplando a linguagem textual do aluno, onde eles terão a oportunidade de expor ideias e opiniões referentes ao tema abordado.
 
5) Desenvolvimento do tema:

a)    Convidar os alunos a ouvir e assistir ao clipe da música. Após esse momento levantar hipóteses do conhecimento prévio do aluno, onde ele será questionado a trazer suas ideias e opiniões para compartilhar com os colegas.

b)    Solicitar aos alunos que busquem em revistas, jornais ou histórias de vida real de um familiar próximo ou vizinho, que esteja relacionado ao tema de desigualdade social.

c)    Em roda de conversa, os alunos terão a oportunidade de compartilhar trechos da música que marcaram em sua concepção e que causaram, certa inquietação ao que eles gostariam de entender ou compartilhar.

d)    Os alunos deverão mostrar o material, que eles escolheram para compartilhar em sala e explicar porque fez a escolha;

e)    Incentivar os alunos a escrever o que foi compreendido e o que eles gostariam de debater sobre o tema. E possíveis ideias de solução para as questões abordadas.

f)     Os alunos deverão produzir cartazes com informações sobre as desigualdades sociais e possíveis soluções para amenizar a questão abordada. Essa produção será livre onde o aluno, terá a liberdade de escolha em relação a material e formas de linguagem verbal ou não verbal para passar a sua ideia.
 
6) Conteúdo: Contexto histórico. Cidadania, artes, conteúdo verbal e não verbal produção textual figura de linguagem e geografia.
 
7) Recursos: computador, áudio, lousa, giz, papel, revistas e jornais e PowerPoint.
 
8) Avaliação: a avaliação ocorrerá a partir participação oral do aluno, no compartilhamento das reportagens, redação a respeito da música e das questões sociais e a produção de cartazes informativos com ideias e propostas para compartilhar com os demais colegas da escola com relação ao tema abordado.
 
9) Bibliografia:
     Básica:
     Saiba mais:
    - http://www.criolo.net/
    - http://letras.mus.br/criolo-doido/1807067/
    - http://www.youtube.com/user/criolooficial
    - http://www.alunosonline.com.br/sociologia/desigualdade-social.html
    - http://www.socialgoodbrasil.org.br/
    - www.projetoguri.org.br
    - www.igds.org.br

    Complementar:
    BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC / SEF, 1998.

    ÉTICA e CIDADANIA: construindo valores na escola e na sociedade. / Secretaria da Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília: MEC / SEB, 2007.

    PESQUISA: contexto da música - Disponível em:
    - http://www.letras.com.br/gabriel-o-pensador/cachimbo-da-paz

    PESQUISA: imagens - Disponível em:
    - www.antiwarsongs.org
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário