Plano de aula elaborado pelos alunos Angela Vitor, Gabriela Nascimento, Henrique Rodrigues, Marcelo Alves, Marcelo Fujisaki, Ryo Segawa, Teresinha Cruz e Thaís Ferreira, do curso de "Letras - Licenciatura Português/Inglês", da Universidade UNIP/Vergueiro, para a disciplina Letras Interdisciplinar, ministrada pela Prof.ª Déborah Gomes de Paula, sob coordenação da Prof.ª Dr.ª Joana Ormundo.
UNIP
- Universidade Paulista
CURSO:
Letras - Licenciatura Português/Inglês
Campus Vergueiro – Período Noite / LL4P02
Disciplina: LETRAS INTERDISCIPLINAR
1) PLANO DE AULA:
2) Dados
de Identificação:
INSTITUIÇÃO: E.
E. Dr. Ângelo Mendes de Almeida.
PROFESSOR (es):
Angela Vitor / Gabriela Nascimento / Henrique Rodrigues / Marcelo Alves /
Marcelo Fujisaki / Ryo Segawa / Teresinha Cruz / Thais Ferreira.
DISCIPLINA: Português.
CURSO: 8º ano.
PERÍODO: de 3 a 4h/aulas.
3) Tema:
“A desigualdade social com a utilização da música: Cachimbo da Paz”
- autor: Gabriel Pensador.
4) O aluno deverá:
Ø Identificar
os gêneros textuais, que podemos encontrar na letra da música e na imagem, as
figuras de linguagem utilizadas pelo autor e contexto histórico e social na
questão da ética e cidadania.
Ø Reconhecer
as críticas sociais apresentadas pelo autor, à ligação entre imagem e musica e
possíveis identificações com seu cotidiano.
Ø Formular
cartazes com os alunos, contemplando a linguagem textual do aluno, onde eles
terão a oportunidade de expor ideias e opiniões referentes ao tema abordado.
5) Desenvolvimento
do tema:
a) Convidar
os alunos a ouvir e assistir ao clipe da música. Após esse momento levantar
hipóteses do conhecimento prévio do aluno, onde ele será questionado a trazer
suas ideias e opiniões para compartilhar com os colegas.
b) Solicitar
aos alunos que busquem em revistas, jornais ou histórias de vida real de um
familiar próximo ou vizinho, que esteja relacionado ao tema de desigualdade
social.
c) Em roda
de conversa, os alunos terão a oportunidade de compartilhar trechos da música
que marcaram em sua concepção e que causaram, certa inquietação ao que eles
gostariam de entender ou compartilhar.
d) Os
alunos deverão mostrar o material, que eles escolheram para compartilhar em
sala e explicar porque fez a escolha;
e) Incentivar
os alunos a escrever o que foi compreendido e o que eles gostariam de debater
sobre o tema. E possíveis ideias de solução para as questões abordadas.
f) Os
alunos deverão produzir cartazes com informações sobre as desigualdades sociais
e possíveis soluções para amenizar a questão abordada. Essa produção será livre
onde o aluno, terá a liberdade de escolha em relação a material e formas de
linguagem verbal ou não verbal para passar a sua ideia.
6) Conteúdo:
Contexto histórico. Cidadania, artes, conteúdo
verbal e não verbal produção textual figura de linguagem e geografia.
7) Recursos:
computador, áudio, lousa, giz, papel, revistas e jornais e PowerPoint.
8) Avaliação:
a avaliação ocorrerá a partir participação oral do
aluno, no compartilhamento das reportagens, redação a respeito da música e
das questões sociais e a produção de cartazes informativos com ideias e
propostas para compartilhar com os demais colegas da escola com relação ao
tema abordado.
9) Bibliografia:
Básica:
Saiba mais:
- http://www.criolo.net/
- http://letras.mus.br/criolo-doido/1807067/
- http://www.youtube.com/user/criolooficial
- http://www.alunosonline.com.br/sociologia/desigualdade-social.html
- http://www.socialgoodbrasil.org.br/
- www.projetoguri.org.br
- www.igds.org.br
Complementar:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC / SEF, 1998.
ÉTICA e CIDADANIA: construindo valores na escola e na sociedade. / Secretaria da Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília: MEC / SEB, 2007.
PESQUISA: contexto da música - Disponível em:
- http://www.letras.com.br/gabriel-o-pensador/cachimbo-da-paz
PESQUISA: imagens - Disponível em:
- www.antiwarsongs.org
Saiba mais:
- http://www.criolo.net/
- http://letras.mus.br/criolo-doido/1807067/
- http://www.youtube.com/user/criolooficial
- http://www.alunosonline.com.br/sociologia/desigualdade-social.html
- http://www.socialgoodbrasil.org.br/
- www.projetoguri.org.br
- www.igds.org.br
Complementar:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC / SEF, 1998.
ÉTICA e CIDADANIA: construindo valores na escola e na sociedade. / Secretaria da Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília: MEC / SEB, 2007.
PESQUISA: contexto da música - Disponível em:
- http://www.letras.com.br/gabriel-o-pensador/cachimbo-da-paz
PESQUISA: imagens - Disponível em:
- www.antiwarsongs.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário