domingo, 23 de novembro de 2014


UNIP - Universidade Paulista
CURSO: Letras - Licenciatura Português/Inglês
Campus Vergueiro – Período Noite / LLP402
Disciplina: MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

 
PLANO DE AULA:
Escola: E. E. Jesus José Attab
Série: 9º ano, 2015.  
Disciplina: Língua Portuguesa
Carga Horária: 04hs/aula
Data: 24/11/2014
Nome Prof.:    Angela Maria J. Vitor                        
Gabriela Rovero do Nascimento      
Teresinha Ferreira da Cruz              

 
I. ATIVIDADE/TEMA Papéis Temáticos e Funções Sintáticas.

II. OBJETIVOS:
O aluno deverá:
Ø  Identificar nas estruturas oracionais as funções sintáticas e os papéis temáticos e classifica-las;
Ø  Reconhecer os termos das orações e necessidade de conectivos para a coesão e coerência dos enunciados e produção de textos;
Ø  Formular orações (períodos), enunciados e textos se utilizando dos conhecimentos adquiridos, para a produção de um conto.

III. DESENVOLVIMENTO DO TEMA:
1.    O professor deverá proceder com uma explicação detalhada sobre o tema;
2.    Dividir a turma em grupos e entregar a cada um, um livro sobre a Gramática Normativa e/ou Descritiva para pesquisa;
3.    Em roda de conversa, os alunos terão a oportunidade de compartilhar e analisar as definições sobre sujeito e o papel temático que poderá interpretar;
4.    Após debate, efetuar exercícios de fixação;
5.    Como atividade para próxima (as) aula (as), os alunos deverão produzir um pequeno texto, utilizando o conteúdo da aula dada e material escolhido, para a elaboração de um conto. Essa produção será livre onde o aluno terá a liberdade de escolha em relação a material, sendo a forma de linguagem verbal, para passar a sua ideia do tema abordado.

IV. CONTEÚDO: função sintática, papel temático, formação oracional, gramática normativa, gramática descritiva, sintaxe e semântica.

V. RECURSOS: lousa, giz, revistas, livros e jornais.

VI. AVALIAÇÃO: a avaliação ocorrerá a partir da participação oral do aluno, no compartilhamento das pesquisas, redação a respeito do conto e em relação ao tema abordado.

VII. BIBLIOGRAFIA:
Básica:
- SAUTCHUK, Inez. Prática de Morfossintaxe: como e por que aprender análise (morfo) sintática. Barueri/SP: Manole, 2004 (cap. 6: págs. 113-140).
- PERINI, Mário A. Gramática Descritiva do Português. 4ª edição. São Paulo: Ática, 1999  (cap. 5: págs. 129-143).
- SOUZA-e-SILVA, Maria C. KOCH, Ingedore Villaça. Lingüística Aplicada ao Português: Sintaxe. 16ª edição. São Paulo: Cortez, 2011 (cap. 3: págs. 107-149).

 Complementar:
- http://www.filologia.org.br
- http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/portugues.htm
- http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário