domingo, 9 de novembro de 2014

Período Composto


UNIP - Universidade Paulista
CURSO: Letras - Licenciatura Português/Inglês
Campus Vergueiro – Período Noite / LLP4P02
Disciplina: MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

 
 

PLANO DE AULA:

Escola: E. E. Jesus José Attab
Série: 9º ano, 2015.  
Disciplina: Língua Portuguesa
Carga Horária: 04hs/aula
Data: 12/11/2014

Nome Prof.:    Angela Maria J. Vitor                        B8441H-2
                       Gabriela Rovero do Nascimento       B75257-2
Teresinha Ferreira da Cruz               B8812B-3

 

 

    1) ATIVIDADE/TEMA: Orações de Período Composto: subordinação e/ou coordenação.

          2) OBJETIVOS:
    O aluno deverá:

Ø  Identificar as estruturas oracionais em subordinadas e coordenadas e classifica-las sintática e semanticamente;

Ø  Reconhecer os termos das orações e necessidade de conectivos para a coesão e coerência dos enunciados e produção de textos;

Ø  Formular orações (períodos), enunciados e textos se utilizando dos conhecimentos adquiridos, para a produção de um mini jornal estudantil.
 

    3) DESENVOLVIMENTO DO TEMA:
           1.    O professor deverá proceder com uma explicação detalhada sobre o tema;

2.    Solicitar aos alunos que busquem em revistas, jornais ou livros orações com períodos compostos;

3.    Em roda de conversa, os alunos terão a oportunidade de compartilhar e analisar as orações que gostariam de entender; deverão mostrar o material, que eles escolheram para compartilhar em sala e explicar porque fez a escolha;

4.    Após debate, efetuar exercícios de fixação;

5.    Como atividade para próxima (as) aula (as), os alunos deverão produzir um pequeno texto, utilizando o conteúdo da aula dada e material escolhido, para a elaboração de um mini jornal. Essa produção será livre onde o aluno terá a liberdade de escolha em relação a material, sendo a forma de linguagem verbal, para passar a sua ideia do tema abordado.

 

      4) CONTEÚDO: formação oracional, importância dos conectivos para coesão e coerência, período simples e composto, gramática descritiva, sintaxe e semântica.

 5) RECURSOS: lousa, giz, revistas, livros e jornais.

 
 6) VALIAÇÃO: a avaliação ocorrerá a partir da participação oral do aluno, no compartilhamento das reportagens, redação a respeito do jornal e em relação ao tema abordado.

 
7) Bibliografia:
 
             Básica:
             - SAUTCHUK, Inez. Prática de Morfossintaxe: como e por que aprender análise (morfo) sintática. Barueri/SP: Manole, 2004 (cap. 6: págs. 113-140).

             - PERINI, Mário A. Gramática Descritiva do Português. 4ª edição. São Paulo: Ática, 1999  (cap. 5: págs. 129-143).

             - SOUZA-e-SILVA, Maria C. KOCH, Ingedore Villaça. Lingüística Aplicada ao Português: Sintaxe. 16ª edição. São Paulo: Cortez, 2011 (cap. 3: págs. 107-149).

              Complementar:
              - http://www.filologia.org.br
              - http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/portugues.htm
              - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário